Berçário

O tema “A Descobrir e a Aprender” surge da necessidade de levar ao mais profundo do imaginário da criança onde se encontra aprendizagem através da brincadeira. Através deste tema, as crianças têm a oportunidade de aprender, brincar, descobrir e crescer de modo harmonioso e divertido.
O nosso berçário acolhe crianças entre os 4 e os 12 meses, proporcionando-lhes um ambiente harmonioso e tranquilo. Respeitamos as suas rotinas e hábitos para que se sintam acarinhados e seguros. Para além da sala de atividades e refeição, este possui ainda dormitório.

 

Sala 1

O espaço é amplo para que as crianças dos 12 aos 24 meses possam adquirir a marcha e desenvolver-se plenamente. O projeto da sala 1 intitula-se “ Crescer, explorando os sentidos” uma vez que as crianças se encontram numa fase de descoberta e experimentação.
Sendo assim, por meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos e estão tão ligados a nós que nem sempre percebemos toda importância de conhecer mais sobre eles e, portanto, sobre nós mesmos.
A melhor maneira de incentivar a aquisição desse autoconhecimento é estipular desde cedo a consciência corporal dessas funções, o que pode ser realizado ainda na educação infantil por meio de atividades lúdicas.

 

Sala 2

Na sala 2, “Crescer de mãos dadas” é o projeto onde daremos as mãos ao nosso colega do lado, mas também ao mundo.
Dar as mãos ao mundo vai exigir das crianças um papel ativo no seu desenvolvimento, terão que ser elas a experimentar, a descobrir, a explorar e a aprender. Dar as mãos aos outros prende-se essencialmente com o aspeto emocional e relacional das crianças. É importante percebermos que há alguém ao nosso lado, perceber que é um colega tal como nós, que tem sentimentos, precisa de ajuda e que cada um de nós pode ser muito útil para contribuir para a felicidade do outro, respeitando-o.
Focar a atenção nas emoções, no respeito pelo outro, pelos seus sentimentos, a entreajuda e a amizade, ao mesmo tempo que abrange o respeito pelo mundo e pelo ambiente que nos rodeia.
O ambiente é estimulante e propício à aquisição de valores e aprendizagens entre os 24 e os 36 meses. Este está, desta forma, dividido por áreas de aprendizagem.