Berçário

O berçário acolhe crianças entre os 4 e os 12 meses. As rotinas são proporcionadas de uma forma tranquila e harmoniosa, respeitando sempre as necessidades de cada um. Em termos de disposição do espaço, o berçário funciona numa sala dividida entre a sala de atividades e a sala de descanso.

“Exploro, sinto e cresço” é o tema do projeto curricular de sala do presente ano letivo. O grupo do berçário está inserido na fase da primeira infância que é caracterizada pelas descobertas: descoberta do corpo, do outro, dos objetos e espaços, das emoções e dos sentidos. Assim sendo, o tema surge da importância que as descobertas têm para o bom desenvolvimento das crianças.

 

Sala 1

O espaço é amplo para que as crianças dos 12 aos 24 meses possam adquirir a marcha e desenvolver-se plenamente. O projeto da sala 1 intitula-se “O mágico mundo das descobertas” uma vez que as crianças se encontram numa fase de descoberta e experimentação.
Sendo assim, por meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos e estão tão ligados aos nossos sentimentos que é impossível que não se faça o par sentidos/sentimentos e se brinque aos exploradores com o que nos rodeia.
Este ano letivo assumir-se-á como um período áureo no desenvolvimento das crianças do grupo. Ao longo dele serão desvendados os primeiros mistérios, as primeiras descobertas e as mais significativas sensações onde serão exploradas as mais ricas e extraordinárias potencialidades.

 

Sala 2

O projeto da sala 2 intitula-se como “Que bichinho é este?” e propomo-nos a sensibilizar as crianças para a descoberta do mundo que nos rodeia, isto é, uma viagem lúdica para chegar a uma interpretação e conhecimento mais correto e profundo das ciências da natureza. De salientar ainda, a importância da componente afetiva presente nas interações da criança com um animal. É certamente através desta “linguagem” de afetividade que poderemos ajudar a promover a importância dos animais na vida do nosso planeta e contribuir para a preservação das espécies.

Assim sendo, o ambiente é estimulante e propício à aquisição de valores e aprendizagens entre os 24 e os 36 meses  encontrando-se dividido por áreas.