creche

Berçário

O berçário acolhe crianças entre os 4 e os 12 meses. As rotinas são proporcionadas de uma forma tranquila e harmoniosa, respeitando sempre as necessidades de cada um. Em termos de disposição do espaço, o berçário funciona numa sala dividida entre a sala de atividades e a sala de descanso.

“Exploro, sinto e cresço” é o tema do projeto curricular de sala do presente ano letivo. O grupo do berçário está inserido na fase da primeira infância que é caracterizada pelas descobertas: descoberta do corpo, do outro, dos objetos e espaços, das emoções e dos sentidos. Assim sendo, o tema surge da importância que as descobertas têm para o bom desenvolvimento das crianças.

 

Sala 1

O espaço é amplo para que as crianças dos 12 aos 24 meses possam adquirir a marcha e desenvolver-se plenamente. O projeto da sala 1 intitula-se “O mágico mundo das descobertas” uma vez que as crianças se encontram numa fase de descoberta e experimentação.
Sendo assim, por meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos e estão tão ligados aos nossos sentimentos que é impossível que não se faça o par sentidos/sentimentos e se brinque aos exploradores com o que nos rodeia.
Este ano letivo assumir-se-á como um período áureo no desenvolvimento das crianças do grupo. Ao longo dele serão desvendados os primeiros mistérios, as primeiras descobertas e as mais significativas sensações onde serão exploradas as mais ricas e extraordinárias potencialidades.

 

Sala 2

O projeto da sala 2 intitula-se como “Que bichinho é este?” e propomo-nos a sensibilizar as crianças para a descoberta do mundo que nos rodeia, isto é, uma viagem lúdica para chegar a uma interpretação e conhecimento mais correto e profundo das ciências da natureza. De salientar ainda, a importância da componente afetiva presente nas interações da criança com um animal. É certamente através desta “linguagem” de afetividade que poderemos ajudar a promover a importância dos animais na vida do nosso planeta e contribuir para a preservação das espécies.

Assim sendo, o ambiente é estimulante e propício à aquisição de valores e aprendizagens entre os 24 e os 36 meses  encontrando-se dividido por áreas.

pré-escolar

Sala 3

A sala dos 3 anos transforma-se na “Na Terra dos porquês!”. Quem sou eu? Como sou? O que sinto? Porque me sinto assim? E tu, como és? Onde vives? Porque é que tudo é assim e não de outra forma? Com o projeto “ Na terra dos porquês” pretendemos então descobrir, conhecer e compreender tudo aquilo que configura a realidade que está ao alcance da perceção e experiência das crianças. Normalmente a partir dos 3 anos os porquês são habituais e refletem uma curiosidade por vezes insaciável perante o mundo. Esta é uma fase muito importante para o desenvolvimento cognitivo (intelectual).É nesta altura que a criança constrói a própria identidade. Ela passa a ter noção da sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve. A partir dessa descoberta, percebe também os factos ao seu redor, dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, aos porquês. Os porquês acontecem quando os pequenos estão mais abertos para o mundo que os cerca. Até essa fase, eles são ainda muito egocêntricos e não conseguem perceber o outro e o mundo em que estão inseridos. Já nesta fase a criança descobre um mundo muito maior, com muitas opções e que ela ainda não domina. E muitas muitas questões. Este  é um projeto em constante construção, onde poderemos acrescentar objetivos e atividades sempre que necessário. E é claro… sempre mais uma ou outra questão… e outra e outra e outra…

 

Sala 4

Na sala dos 4 anos convidamos toda a comunidade educativa a viver connosco o projeto – “Matematicando vamos explorando ”. Pretendemos através da brincadeira ajudar cada criança no reconhecimento das relações entre diferentes aprendizagens matemáticas, de modo a que cada uma construa um conhecimento bem estruturado e coerente.

O objetivo do projeto será o envolvimento do grupo em situações matemáticas que contribuam não só para a sua aprendizagem, como também para desenvolver o seu interesse e curiosidade pela matemática.

O trabalho em equipa, exploração do jogo, e as emoções ( ganhar/ perder/ lidar com o erro) também terão grande importância no desenvolvimento de todo o projeto.

“O brincar e o jogo favorecem o envolvimento da criança na resolução de problemas, pois permitem que explore o espaço e os objetos, oferecendo também múltiplas oportunidades para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemáticos.” (Ministério da educação, 2016, pp.75)

Assim a brincar, matematicando vamos explorando!!!

 

Sala 5

Como sou? De onde venho? Para onde posso ir? Estas são as questões que vão guiando a nossa vida.

Assim sendo, na sala dos 5 anos vamos trabalhar o Projeto Pedagógico “Eu e o Meu Mundo”. Em suma, todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e consigo próprio, a interação da criança com sua comunidade escolar (incluindo a família), o conhecimento da sua habitação e onde mora, terminando com o conhecimento do seu mundo (cidade, país, continente, planeta).

O espaço educativo é pensado em função das necessidades das crianças de 5 anos, fomentando a leitura, a escrita e um vasto leque de oportunidades de aprendizagem, interagindo em todas as áreas de desenvolvimento.